A importância de vacinar nossos amiguinhos de quatro patas
–

A vacinação tem dois objetivos:
- Proteger o seu pet contra doenças infecciosas.
- Proteger as pessoas contra os agentes circulantes dessas doenças.
—
Algumas doenças dos animais podem passar também para os seres humanos.
—
Vacinação é, portanto, um ato médico muito importante e uma responsabilidade de saúde pública.
Quanto maior o número de animais vacinados, menor a frequência de doenças na população.
Existem vacinas essenciais (obrigatórias) e opcionais. O veterinário é quem irá definir o melhor protocolo de vacinação para o seu pet.
É muito importante começar o ciclo vacinal dos filhotes na idade certa, normalmente esse ciclo começa aos 45 dias de vida do animal, logo quando ele desmama da mãe.
Já na vida adulta, deve ser mantida certa regularidade nas aplicações de vacinas, para que a imunidade se mantenha efetiva durante toda a vida do pet.
O tutor deve ser cuidadoso em seguir o protocolo vacinal recomendado pelo veterinário. Caso as orientações não sejam seguidas à risca, pode ser necessário recomeçar o protocolo vacinal do zero.
A manutenção da vacinação, de uma maneira racional e personalizada, mantém uma cobertura suficiente para limitar o risco de doenças na população.
—
As vacinas que trabalhamos
—
Nossa vacina V10 é a Duramune da marca Boehringer Ingelheim antiga Merial
A vacina V10 previne os Cães contra: Cinomose, hepatite, adenovírus tipo 2, parvovirose, parainfluenza, coronavirose, Leptospira canicola, L. icterohaemorrhagie, L. grippotyphosa e L. Pomona
—
Nossa vacina Antirrábica é a Rabisin – I da marca Boehringer Ingelheim antiga Merial
A vacina de Rabisin – I previne os Cães e Gatos: Somente contra o vírus da Raiva, que é causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae e pode ser passado animal para seu dono, por isso é uma vacina essencial de extrema importância.
—
Nossa vacina é a Pneumodog da marca Boehringer Ingelheim antiga Merial
A vacina Pneumodog: É indicada na prevenção de afecções respiratórias causadas por Bordetella bronchiseptica e Parainfluenza tipo 2.
—
Nossa vacina V4 é a Feline-4 da marca Boehringer Ingelheim antiga Merial
A vacina V4 previne os Gatos contra: Rinotraqueíte, Calicivirose, Clamidiose e Panleucopenia felina.
—
Nossa vacina V5 é a Feline 1-HCPCh+FeLV da marca MSD
A vacina Nobivac® Feline 1-HCPCh+FeLV conhecida como V5 é indicada para a vacinação de gatos saudáveis, para auxiliar na prevenção de doenças causadas pelo vírus da rinotraqueite felina, calicivirose e panleucopenia e Chlamydia psittaci, e auxilia na prevenção de tumores linfoides causados pelo vírus da leucemia felina (FeLV) bem como as doenças associadas a essa infecção.
—
A vacina GiardiaVax é da marca Zoetis
A vacina GiardiaVax: É indicada para cães a partir de 8 semanas de idade, ela previne a Giardíase, que assim como a Raiva a Giárdia pode ser passada do animal para seu dono, porém a Giárdia não é uma doença tão grave quanto a Raiva por isso não é uma vacina obrigatória.
—
A vacina Leish-Tec é da marca Ceva
A vacina Leish-Tec é indicada para prevenção de Leishmaniose Visceral Canina. É a única aprovada pelo MAPA e pelo Ministério da Saúde.
Apenas animais soronegativos podem ser vacinados, é obrigatório o exame sorológico negativo e exame clínico antes da vacinação, certificando que o animal não apresenta nenhum sintoma clínico da doença.
—
A vacina Puppy DP é da marca MSD
A vacina Puppy DP é indicada para animais a partir de 4 semanas de vida, prevenindo apenas contra Cinomose e Parvovirose Canina.
Qual a diferença entre a Puppy e as demais?
Os programas de vacinação de cães estão baseados, na sua quase totalidade, na utilização das vacinas combinadas ou vacinações simultâneas, dependendo das indicações e compatibilidades.
A idade preferida para início da vacinação de filhotes contra a cinomose e a parvovirose canina é aquela em que os níveis de anticorpos maternos não interferem na resposta imunitária.
Geralmente isto ocorre entre 6 e 9 semanas de idade.
Recentes pesquisas, no entanto, demonstram que alguns filhotes apresentam níveis baixos de anticorpos maternos a partir de 4 semanas de idade.
O programa de vacinação normal com vacinas de alto título e baixa dosagem, começa com 6 semanas de idade e termina com 12 semanas de idade.
Em alguns casos especiais é necessário proteger filhotes a partir de 4 semanas de idade, por exemplo animais com baixos títulos de anticorpos maternos, animais expostos a alto risco e estresse (animais em exposição, lojas, separação precoce da mãe, etc.), raças mais sensíveis a parvovirose (Rottweiler, Doberman, Labrador) e animais criados em locais onde já ocorreram casos de parvovirose ou cinomose.
Nestes casos a vacina Nobivac® Puppy DP apresenta resposta precoce graças à cepa de alto título e baixa passagem de Parvovirose e o alto título presente da cepa de Cinomose.
–