O tártaro é uma placa de bactérias que vai acumulando nos dentes, com o passar do tempo, mesmo que o animal só se alimente de ração seca.
Assim como os seres humanos, os cachorros também desenvolvem acúmulo de placa bacteriana, porém muitas vezes os tutores não sabem, pois não possuem o hábito de checar a boca do cão com frequência.
O tártaro é uma placa de bactérias que vai acumulando com o tempo, mesmo que o animal só se alimente apenas de ração seca.
É importante saber que alguns cães possuem o pH bucal mais básico, facilitando o acúmulo de placas bacterianas. Normalmente, as raças pequenas são mais propensas em adquirir tártaro, mas isso não é uma regra.
A única forma de evitar o tártaro ou prorrogar o aparecimento dele, caso seja um cão com mais tendência ao tártaro, o ideal e a recomendação é a escovação diária. Sim, você precisa escovar os dentes do seu cachorro todos os dias.
Lembre-se, se o seu cachorro tiver muita tendência ao tártaro, a limpeza diária não será suficiente, e infelizmente o acumulo de bactéria irá acontecer, necessitando de uma limpeza especializada, realizada por um médico veterinário, na clínica veterinária durante procedimento com anestesia de preferencia inalatória.
Quais são os principais sintomas?
Um dos primeiros sintomas da presença de tártaro é o mau-hálito, indicando que o tártaro está se acumulando, deixando os dentes afetados amarelos, evoluindo para marrom. O tártaro também começa a empurrar a gengiva, deixa-a vermelha, inflamada – em casos mais graves, o cão para de se alimentar, pois o tártaro causa dor, dificultando a mastigação.
Se o seu amigo de quatro patas está com tártaro, não procure soluções caseiras e sim um veterinário. Ele vai dizer se é necessário o procedimento de limpeza de tártaro (tartarectomia ou profilaxia dentária), pois nada que você faça em casa vai eliminar o tártaro do seu cachorro uma vez que ele estiver instalado. Pode comprometer o funcionamento de órgãos vitais como fígado, os rins e coração. Ao se alimentar, placas bacterianas desprendem dos dentes e são ingeridas junto ao alimento se depositando em diferentes partes do organismo, com consequências indesejadas.
Que riscos o Tártaro oferece?
Além da perda dos dentes, nossa veterinária ressalta que a doença periodontal pode provocar problemas ainda mais graves, podendo até levar a morte do pet. “Com o avanço da doença, pode haver contato com algum vaso sanguíneo, o que aumenta a área de alcance da bactéria, resultando em infecções generalizadas. A inflamação crônica e bactérias em excesso geram distúrbios principalmente nos rins e coração”. O sangramento gengival também pode ser um indício inicial do problema.
Quais devem ser os principais cuidados com a higiene bucal de cães e gatos?
A escovação diária pode parecer uma tarefa simples, mas precisa de atenção do tutor. Nunca devem ser utilizados produtos humanos durante a higiene bucal do pet. “No mercado, é possível encontrar pastas de dentes para animais que previnem formação da placa bacteriana, do cálculo dentário (tártaro) e das doenças periodontais e sistêmicas secundárias”.
Tratamento
O primordial é levar o animal a um médico veterinário, para que ele possa examinar o estágio da doença periodontal. “Métodos preventivos não adiantam quando a doença já está estabelecida.
A retirada do tártaro é recomendada pelo veterinário quando é examinado em consulta para que se inicie o tratamento periodontal na clínica veterinária. O animal precisará fazer um exame de sangue (hemograma completo) e após o resultado favorável, o veterinário irá realizar o procedimento de Limpeza de Tártaro (tartarectomia) sob anestesia geral, onde de preferencia realizamos com Anestesia Inalatória, devido a segurança anestésica e monitoramento dos órgãos vitais.
Após o procedimento, o animal vai para casa no mesmo dia e não há necessidade de internações.
Quer mais informações? Entre em contato conosco ou agende uma Consulta:
(19) 3859-2030 ou (19) 9.8783-6931
#maisqpatas #limpezadetartaro #profilaxiadentaria #tartarectomia #clinicaveterinaria #tartaroemcaes #tartaroemcaesegatos #saudeanimal #quemamacuida #anestesiainalatoria #higienebucalcaes